Desfile 7 de setembro de 2017

25/09/2017

Resgatar valores esquecidos, defender o amor a pátria, recontar a origem do nosso município e o orgulho pela escola e nossa cidade. Foi com estas metas que a EMEF Guilherme Henrique de Oliveira e EMEI Gracina Maria da Conceição vieram se apresentar no desfile cívico de 7 de setembro do corrente ano, tendo como tema central do desfile: A origem de nosso município.
Tudo começou com os índios Puris que viviam as margens do rio Paraíba do Sul, local que lhes proporcionavam condição favorável de sobrevivência. Com o passar do tempo houve a criação da abertura de uma estrada que facilitasse e assegurasse o transporte do ouro entre as capitanias São Paulo e Rio de Janeiro. No ano de 1776, Manoel da Silva Reis, o Capitão Mór de Guaratinguetá foi encarregado de ratificar e concluir a nova etapa da construção do Caminho Novo. Recebeu lotes de terra, aos quais deu origem a vários ranchos, povoados, vilas e mais tardes a várias cidades, ligando as capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro. Derrubaram árvores, rasgaram a terra, plantaram e deram início ao cultivo das roças.
Assim surgia o povoado do Capitão Mór nome dado em homenagem ao desbravador de nossa região: Manoel da Silva Reis. Em 1850 o povoado então conhecido como peixinho cor de prata passa a se chamar Alambary. Mais tarde o povoado passou à categoria de vila, em 30 de novembro de 1944, através da lei 14.334, a vila do Alambary passou a ser distrito de Bananal e recebeu o nome de Arapeí.
Em 19 de maio de 1992, através de plebiscito, a população optou pela emancipação de Bananal e, em 01 de janeiro de 1993, Arapeí se tornou município. Neste ano de 2017, o município de Arapeí comemora 25 anos de autonomia político-administrativa.