22 MAR 2023
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Hoje, 20 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Água.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas dessa data.

Apesar de parecer um recurso inesgotável, a água está acabando. Por isso, existem grandes motivos para celebrar o Dia mundial da Água e enfatizar a necessidade de preservá-la.

A água faz parte do nosso dia a dia, desde a produção de alimentos, a constituição do nosso corpo, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.

Apesar da preocupação e a reflexão sobre o assunto serem maiores nesta data, é importante lembrar que nos demais dias do ano, precisamos tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural, tais como:

Feche o registro periodicamente

Desta forma é possível detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçados por dia.

Diminua o tempo no banho

Desligar o chuveiro ao se ensaboar também é importante. Uma ducha rápida pode economizar até 150 litros de água.

Planeje as lavagens

As máquinas de lavar roupa e louça só devem ser ligadas quando houver roupa ou louça o bastante. Optar por lavar em poucas quantidades desperdiça água.

Não lavar o carro com mangueira

Uma opção melhor é usar um balde de água e esponja. Assim, é possível economizar 300 litros de água.

Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário

Este tipo de descarga consome 6 litros de água. As de outros tipos consomem até 15 litros.

Lave a louça com a torneira fechada

É importante fechar a torneira ao lavar a louça. Dessa forma, em 15 minutos, só serão gastos 20 litros de água, contra 240 litros com a torneira aberta.

Reaproveite a água para lavar a casa

É possível reaproveitar a água do enxágue das máquinas de lavar para, por exemplo, lavar o quintal ou outros espaços da casa.

Opte por plantas que consomem menos água

Cactos e suculentas não consomem muita água e também não exigem produtos químicos para a manutenção.

Opte por um regador de plantas

Quando for regar as plantas e flores, opte por um regador. Também é bom evitar regá-las no sol forte para evitar uma evaporação rápida.

Coloque lona na piscina

Caso tenha uma piscina, coloque a lona em cima dela para evitar a evaporação. Também é recomendado fazer a manutenção tratando a água, em vez de trocá-la.

Feche o registro periodicamente

Verifique se continua contando o relógio, para detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçadas por dia;

Aproveite a água da chuva, para uso não potável:

Essa água pode ser usada em lavagem de quintal, rega das plantas, e até em descargas;

Mantenha um balde no chuveiro:

Para armazenar a água que corre até que atinja a temperatura adequada. Use essa água para lavar o banheiro, na descarga ou para regar as plantas. Conheça um equipamento inovador que utiliza esse conceito;

Verifique a necessidade de reparos nos equipamentos hidro sanitários:

Por exemplo; um vaso sanitário que continua vazando mesmo depois de esvaziar, e se o vazamento for muito grande, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano;

Agua é vida, valorize.
Fonte: Diretoria de Comunicação