1. Apresentação
A Prefeitura de Arapeí - SP disponibiliza o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI, que tem por objetivo sistematizar o Planejamento da Gestão de TI, contemplando as necessidades do Governo Municipais na vigência deste documento.
A governança esperada ao gerenciar o ambiente informacional não é mais a forma como se gerencia as tecnologias de informação envolvidas, mas sim está relacionada a efetiva liderança em gerenciar a entrega e suporte aos serviços de TI, de forma a atender os anseios dos Munícipes e Diretorias.
Com foco nesta visão e observando as mudanças sociais e os novos cenários, o crescente volume de dados e novas tecnologias disponíveis que, geram a necessidade de adaptação rápida dos governos para responder às demandas da sociedade, a PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPEI vem se modernizando e tornando-se mais transparente e participativa, para isso conta com o Departamento de TI para alavancar resultados e oferecer e manter serviços de qualidade ao cidadão.
2. Introdução
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI é um instrumento de gestão para execução das ações de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados, minimizar o desperdício, aprimorar o controle, aplicar recursos no mais relevante, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão.
O plano visa maximizar os benefícios para a cidade, estabelecendo a direção a ser seguida pelo DTI em busca da melhoria contínua dos serviços de Tecnologia da Informação prestados aos usuários internos e aos cidadãos da Prefeitura de Arapeí - SP. Elaborado para consolidar o entendimento sobre a operacionalização do PDTI e para fornecer as informações necessárias para que a liderança do DTI, possa gerenciar as entregas esperadas de cada iniciativa endereçada, viabilizando o direcionamento da organização de TI no atingimento dos objetivos estratégicos.
3. Glossário de Termos e Abreviaturas
AUDESP - Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo
TI - Tecnologia da Informação
Hardware - Equipamentos do Data Center e Estações de Trabalho de Usuários
IEG-M - Índice de Efetividade da Gestão Municipal
LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
PDDI - Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
PPA - Plano Plurianual
DE - Diretoria de Educação
DA – Diretoria Administrativa
DS – Diretoria de Saúde
Software - Sistemas Operacionais, Ferramentas de Desenvolvimento, Sistemas de Informação
SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats – Ferramenta de Análise
TCESP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
UBS - Unidade Básica de Saúde
4. Documentos de Referência
Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD 13709/2018
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
Estrutura Administrativa da Prefeitura
https://www.arapei.sp.gov.br/publicos/lei_471_02024352.pdf
5. Metodologia Aplicada
A elaboração foi realizada conforme as etapas abaixo:
Iniciação
Planejamento
Validação
Execução
Encerramento
6. Organização do TI
A diretoria de Administração, compete coordenar e gerenciar as atividades relacionadas à tecnologia da informação, compreendendo o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de informação, a infraestrutura de redes e centro de dados, o atendimento e suporte técnico aos usuários e o estabelecimento de diretrizes, padrões e procedimentos para o ambiente informatizado do Município, definindo e implantando as políticas públicas e suas diretrizes, estabelecidas para tais atividades.
7. Referencial Estratégico
7.1. Missão
Ser referência na prestação de serviços de TI e facilitador na implementação das diretrizes e ações estratégicas do Governo Municipal que envolvam TI.
7.2. Visão
Prover soluções de TI com foco no usuário, assegurando-os a confiança na utilização dos recursos e sistemas de seus negócios.
7.3. Valores:
Inovação
Transparência
Simplificação
Compartilhamento
7.4. Forças e Fraquezas
Para gerar estratégias específicas com base na avaliação do ambiente interno e externo do DTI foi utilizada a análise de SWOT. Seguem os aspectos mais relevantes identificados:
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FORÇAS |
F1 |
Conhecimento dos Processos de Negócio, Recursos e Estrutura Funcional |
F2 |
Conectividade das Unidades da Prefeitura |
F3 |
Maturidade da Equipe |
F4 |
Habilidade em tornar os recursos materiais resilientes (adaptar-se, resistir a pressões, gerenciar riscos, recuperar de forma eficiente com o que há disponível) |
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FRAQUEZAS |
W1 |
Falta de Padronização de Processo |
W2 |
Descontinuidade Tecnológica de Hardware |
W3 |
Descontinuidade Tecnológica de Software |
W4 |
Concentração do Conhecimento em Pessoas W5 Dificuldade na obtenção de dados para gestão eficaz |
- Objetivos Estratégicos
|
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS |
Cód. |
Descrição |
OBJ 1 |
Apoiar as ações do Plano de Governo Municipal que envolvam TI |
OBJ 2 |
Manter um suporte de qualidade à Administração Pública |
OBJ 3 |
Viabilizar a eficiência do TI através de seus recursos |
OBJ 4 |
Aprimorar os sistemas de informação à novas tecnologias e boas práticas de mercado |
OBJ 5 |
Viabilizar a eficácia da gestão pública por meio dos recursos de TI |
- Plano de Ação
OBJ |
|
AÇÕES ESTRATÉGICAS |
|
|
Cód. |
Cód. |
Descrição |
Resp. |
Prazo |
OBJ 1 |
A1 |
Implementar estrutura de TI para a Educação 5.0 nas escolas municipais de ensino fundamental (ampliação rede WIFI, ampliação rede cabeada, disponibilização de Notebooks, Computadores |
DE - TI |
18 meses
|
OBJ 1 |
A3 |
Desenvolver e Implantar o módulo de Atribuição de Aulas integrado ao eSEC, em todas as unidades de educação da rede municipal de ensino |
DE -TI |
10 meses
|
OBJ 1
|
A4 |
Realizar a integração do eSEC (Sistema
Municipal) com a SEDI (Secretaria Eletrônica Digital – Governo Estadual) |
DE - TI |
12 meses |
OBJ 1 |
A5 |
Aprimorar infraestrutura de TI da Secretaria de Educação, implantando novo Storage, Switchcore e revisando VLANS, garantindo disponibilidade e segurança de recursos tecnológicos |
DE - TI |
12 meses |
OBJ 1 |
A6 |
Elaborar termo de referência da solução de Cidade Inteligente para nova contratação |
Gestão/TI |
24 meses |
OBJ 2 |
A7 |
Atualização do serviço de e-mail de toda a Prefeitura |
TI |
24 meses |
OBJ 3 |
A8 |
Implantar ferramenta de gestão de atividades e projetos para o Departamento de Tecnologia da Informação |
Gestão/TI |
24 meses |
OBJ 2 |
A9 |
Realizar upgrade de softwares para atendimento de requisitos de segurança (sistemas operacionais server e banco de dados) |
Gestão/TI |
12 meses |
OBJ 2 |
A10 |
Instalar, configurar e migrar o ambiente para data center |
Gestão/TI |
12 meses
|
OBJ 5 |
A11 |
Atualizar tecnologicamente o ADMC DESKTOP para o ADMC WEB |
Gestão/TI |
24 meses |
OBJ 1 |
A12 |
Realizar upgrade no software na área da Saúde |
DE/TI |
24 meses |
OBJ 5 |
A13 |
Implantar totens nas Unidades de Saúde |
DS/TI |
24 meses |
OBJ 5 |
A14 |
Desenvolver novo agendamento via site da prefeitura para farmácia |
DS/TI |
12 meses |
OBJ |
AÇÕES ESTRATÉGICAS |
|
|
Cód. |
Cód. |
Descrição |
Resp. |
Prazo |
OBJ 5 |
A15 |
Disponibilizar o Geo-referenciamento para as Entidades Sociais |
Gestão/TI |
12 meses |
OBJ 4 |
A16 |
Desenvolver a declaração - Isenção IPTU para os aposentados |
Gestão/TI |
12 meses |
OBJ 1 |
A17 |
Upgrade do sistema Gestão dos Atendimentos das Entidades Sociais em atendimento à novos requisitos |
Gestão/TI |
12meses |
OBJ 5 |
A18 |
Alterar a assinatura dos contratos de digitalizada para eletrônica |
Gestão/TI |
12 meses |
OBJ 1 |
A19 |
Implementar o “projeto De Olho na Obra” para acompanhamento de status das obras pela cidade no site da Prefeitura |
Gestão/TI |
18 meses |
OBJ 5 |
A20 |
Integrar o sistema de saúde com os sistemas do Prestador SIOXPE |
DS/TI |
12 meses |
OBJ 5 |
A21 |
Elaboração do termo de referência para contratação do sistema |
Gestão/TI |
12 meses |
OBJ 3 |
A22 |
Estruturar o Departamento de Tecnologia da Informação |
Gestão/TI |
24 meses |
10. Processo de revisão do PDTI
A vigência deste PDTI é de 2 anos. Recomenda-se que seja elaborado um novo PDTI junto com o Plano Plurianual para garantir alinhamento com o ciclo orçamentário da administração municipal, podendo influenciar a elaboração da peça com as necessidades municipais relacionadas a TI.
Com o propósito de manter a conformidade com o planejamento estratégico municipal e seu dinamismo, é recomendado a revisão das ações a cada 2 anos ou sempre que se identificar a necessidade de atualização do PDTI para alinhamento com planos municipais.
11. Conclusão
O resultado do desenvolvimento do PDTI reflete em todas as Diretorias, possibilitando uma visão corporativa entre os processos das Diretorias e da Gestão da Tecnologia da Informação.
Este Plano Diretor viabiliza uma gestão com foco na melhor utilização dos recursos de TI, concomitante com as iniciativas das Diretorias, colaborando para um perfeiçoamento na capacidade das Diretorias em auxiliar no Plano de Governo, atendendo com qualidade as necessidades da sociedade.